[Originais] Bike Parks para principiantes - tudo o que precisas de saber
Andar de bicicleta num bike park é um pouco diferente de um passeio normal em trilhos. Aqui está a melhor forma de te preparares.
Para muitos, uma ida ao bike park é uma ocasião que nos oferece o máximo de descidas assistidas por elevação possível num único dia. Por esse motivo, os bike parks são locais fantásticos para desenvolver a confiança e as capacidades. Mas essa não é a única razão pela qual um dia no bike park difere de um passeio de trail habitual - não é um simples caso de aparecer e pedalar e os trilhos perfeitamente bem cuidados colocam novos desafios ao rider menos experiente. Continua a ler para saber como te preparares e enfrentar o teu primeiro dia num bike park.
Reservar com antecedência
Todos os bike parks têm um número definido de lugares e estes tendem a encher-se rapidamente, por isso não te esqueças de reservar com bastante antecedência. Dito isto, por vezes há lugares individuais disponíveis se a reserva for tardia.
A maioria dos bike parks oferece três ou quatro tipos diferentes de entradas que têm preços diferentes. O bilhete de subida dá-te acesso ilimitado para saltar para a parte de trás de uma carrinha com a tua bicicleta e ser conduzido até ao início do trilho. Muitas vezes, os bike parks oferecem oportunidades de pagamento conforme o uso, em que um visitante pode comprar um passe que permite "apanhar boleia" do teleférico como e quando lhe apetecer. Como o teleférico pode estar cheio por vezes, é melhor não contar com este serviço para um dia inteiro de passeio.
Finalmente, os bike parks podem cobrar um pouco mais pelas bicicletas eléctricas quando se compra um passe. O processo de pensamento aqui é que os utilizadores de bicicletas eléctricas poderão fazer mais descidas devido à assistência (bem não vou dar a minha opinião).
Vale a pena notar que nem todos os bike parks oferecem um serviço de elevação e que esses parques cobram frequentemente uma taxa de entrada fixa, independentemente da bicicleta utilizada. Alguns locais, como os parques de bicicletas da B1ke no Reino Unido, exigem uma inscrição e um bilhete pré-comprado, pelo que é sempre útil verificar o que está previsto antes de chegar.
Nesses casos, é também uma boa ideia fazer um screen shot de quaisquer documentos que possa ter de mostrar antes da chegada, uma vez que um bom sinal de rede pode ser um problema por vezes.
Antes de te dirigires ao bike park que escolheste, certifica-te de que preenches e assinas todos os formulários e renúncias que te são pedidos pelo bike park. Isto irá acelerar o processo de inscrição.
Prepara a tua bicicleta com antecedência
Embora os maiores bike parks tenham algum tipo de loja e oficina no local, verificar a tua bicicleta e certificar-te de que está em boas condições de funcionamento com antecedência poupa trabalho e os preços geralmente mais elevados das peças sobressalentes vendidas no bike park. Não tem de ser nada de muito extenso: basta verificar as pastilhas e os rotores dos travões, o estado dos pneus e uma verificação dos parafusos. No entanto, também vale a pena verificar se todos os rolamentos estão em bom estado.
Quando os trilhos encorajam velocidades mais elevadas, alguns riders gostam de reforçar a proteção da bicicleta. É aqui que as espumas entram em jogo, uma vez que vais bater em rock gardens e outras características semelhantes mais depressa e com mais força do que num passeio de trail normal. Para aqueles que ainda não o têm, algumas pessoas também gostam de cortar um pneu velho e prendê-lo à zona inferior do tubo inferior/braço inferior para aumentar a proteção contra as pedras. Alguns podem também mudar os compostos das pastilhas de travão de orgânicos para sinterizados, uma vez que suportam melhor as temperaturas mais elevadas da travagem a velocidades tipicamente mais altas.
Para os utilizadores de bicicletas eléctricas que dependem do passe, considerem levar uma bateria sobresselente ou um extensor de autonomia para tirar o máximo partido do vosso dia.
Quer esteja a aumentar a proteção ou simplesmente a verificar a bicicleta, certifica-te de que o fazes com bastante antecedência em relação ao dia reservado. Poderás descobrir que precisas de um novo conjunto de pastilhas de travão ou de rolamentos, pelo que precisarás de tempo para os encomendar e instalar atempadamente.
Reforça o teu equipamento de proteção
Em comparação com os trilhos naturais fora de pista, o estilo de condução que os bike parks oferecem é muito diferente. Não só encorajam maiores velocidades com muito menos esforço, como as características podem ser maiores e um pouco mais intimidantes do que o habitual. Por isso, é aconselhável melhor proteção.
Podes usar o que usarias habitualmente, como um capacete e uma das melhores joelheiras para BTT, que é o mínimo (para a maioria). A escolha de um capacete integral deve ser o mínimo para andar no bike park, mas também vale a pena considerar a possibilidade de adicionar algum tipo de proteção para o corpo e para as costas. Afinal, devido à maior velocidade, há um maior risco de lesões mais graves durante uma queda.
Verificar novamente a bicicleta
Se tiveres andado muito com a tua bicicleta entre a reserva do dia do bike park e a chegada ao centro ou se tiveres feito reparações ou alterações na tua bicicleta, não há mal nenhum em dar mais uma vista de olhos à bicicleta antes de a levar para o centro. Os parafusos podem soltar-se mesmo durante os passeios mais calmos, por isso, fazer uma verificação rápida dos parafusos pode evitar que danifiques a tua bicicleta ou que sofras uma queda.
Para quem não sabe, uma verificação em M é uma verificação dos parafusos que começa no eixo da forqueta e termina no eixo traseiro, verificando cada parafuso da bicicleta para obter o binário correto em forma de M. A melhor forma de o fazer é antes de qualquer passeio, mas, uma vez que o passeio num bike park é geralmente mais pesado para a tua bicicleta, uns rápidos cinco minutos a apertar todos os parafusos da sua bicicleta podem salvar-te o dia!
Como colocar uma bicicleta no atrelado
Antes de passar uma perna por cima da bicicleta no início do trilho, colocar a bicicleta no atrelado é um desafio invulgar, especialmente para aqueles que nunca visitaram um bike park. Mas não te preocupes, é muito fácil, e estes atrelados são muito mais seguros do que parecem.
A maioria dos bike parks utiliza um tipo de atrelado semelhante que usa duas correias que se prendem em cada extremidade do guiador e que se apertam para o manter no lugar. Com este tipo de atrelado, é uma tarefa simples fazer com que a bicicleta se encaixe na parte que mantém a roda traseira no lugar e prender a roda dianteira na parte superior. Em seguida, passa as correias por cada uma das pegas do guiador e puxa a correia em excesso para baixo para a apertar.
Para retirar a bicicleta do atrelado é o inverso, basta certificares de que não há ninguém atrás de ti antes de a retirar.
O pessoal do bike parque terá todo o gosto em ajudar se ficar preso.
Vai com calma e aumenta a tua confiança
Como já referi várias vezes, a condução em bike parks é uma coisa diferente e, mesmo que estejas bem familiarizado com o local onde vais pedalar, faz a primeira ou as duas primeiras descidas com calma. Isto serve para sentires as condições do trilho e para sacudir as teias de aranha.
É muito fácil deixar-se envolver pela emoção da ocasião de andar num bike park, mas é igualmente fácil cair, especialmente no início do dia. Os acidentes representam um risco maior de ferimentos mais graves devido à velocidade a que os bike parks incentivam qualquer pessoa a andar e, claro, as características são maiores e geralmente mais fáceis de percorrer. E, claro, pedalar num sítio novo ou num trilho novo, com um pouco mais de cuidado, ajuda-te a saber o que esperar.
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