[Originais] Geotour Aldeias de Xisto 2024 - Uma aventura épica

Duas etapas de 80 e 60km com mais de 3500m de acumulado!

Era um desejo já de alguns anos, mas ganhou forma no final do verão de 2023 em conversa com os amigos Carlos e Pedro onde decidimos que este era o ano em que tínhamos de participar.

Etapa 1 - Prólogo

Chegados a 16 de Fevereiro e com o material todo preparado, lá fomos em direção ao Fundão para iniciar esta aventura com o prólogo.

No parque de campismo após levantar os frontais fomos equipar para fazer o contrarrelógio com uma extensão de quase 4 kms de pura diversão.

Com secções de sobe e desce em carrossel, alteradas com pequenos drops e um zig zag constante por entre as árvores, fez as delícias de quem teve a oportunidade de o concluir.

Etapa 2 - 90km 2500 D+

Para a Etapa 2 com uma extensão de quase 90 kms e um acumulado positivo de 2500, era expectável uma valente dor de pernas, mesmo com uma bateria extra para as e-bikes.

Como local de saída e chegada foi escolhida a Barroca do Zêzere, sede do território das Aldeias do Xisto, o que fazia todo o sentido.

Após a partida, seguimos para Dornelas do Zêzere e depois pela margem esquerda do Zêzere por um trilho fantástico até Janeiro de Cima.

Depois uma subida longa (tantas) chegámos ao Casal da Lapa, onde a beleza da Barragem de Santa Luzia terá ficado na memória de todos os participantes. Seguirmos então para Unhais-o-Velho (local que tínhamos escolhido para pernoitar) e seguimos por mais um espetacular e antigo trilho até às Meãs.

As Ribeiras e as águas cristalinas são uma constante num território que parece saído dos livros de histórias antigas.

Após mais uma das muitas subidas deste dia, descemos por mais um single-track espetacular para São Jorge da Beira onde estava montado o abastecimento e onde optámos por fazer a troca de baterias.

Com energias renovadas seguimos para visitar a Srª do BTT, e descemos um single-track onde as gentes da terra incentivava os participantes a participar na sua festa.  Passando por Sobral de São Miguel sempre por antigos caminhos e trilhos cravados nas encostas das montanhas, onde as ribeiras abundam, chegamos à Praia Fluvial de Ourondo para depois seguirmos para Silvares e terminarmos com o mais famoso dos trilhos do Geotour, o Cabeço do Pião, e que bela surpresa para nós. As imagens vistas anteriormente, ficam aquém da experiência que é fazer aquele trilho … só quem já o fez consegue compreender …

Etapa 3 - 65km 1800 D+

O último dia desta aventura era aguardado com muita expectativa, pois tratava-se de mais etapa circular com uma extensão de quase 65 kms e um acumulado positivo de 1800.

Com saída do Fundão em direção às encostas da Gardunha e dos seus imensos cerejais e passagem por Alcongosta vai-se avistando a Cova da Beira, até chegar ao Cavalinho - Posto de Vigia, para depois iniciarmos a descida no tão aguardado single-track que não gorou as expectativas.

Pedalando ao longo da ribeira do Souto da Casa passámos pelo Castelejo, onde estava situado o abastecimento.

Após nova subida em direção à Argemela,  fomos presenteados com mais uma sessão de single-tracks e trilhos de elevada beleza e adrenalina da zona da exploração mineira que nos levou até junto ao Rio Zêzere.

De regresso passámos pelo Souto da Casa e mais uma subida até aos cerejais da Gardunha, para depois fazermos os fantásticos single-tracks finais que nos despertam toda a adrenalina e fazem com que fiquemos com vontade de voltar (podia estar o dia inteiro naquilo)

Após o banho merecido e um almoço a condizer, preparámos o regresso a casa com vontade de um dia voltar a fazer esta aventura épica que aconselho a quem gosta do puro BTT.