Thömus e Maxon apresentam a e-MTB mais leve do mundo
A apresentação oficial decorreu em Lenzerheide e, segundo a marca de bicicletas Thomus e a marca de motores Maxon, esta é realmente a E-MTB mais leve fabricada até hoje.
A nova Thomus Lightrider Ultimate foi apresentada em Lenzerheide, durante a Taça do Mundo.
Para quem não sabe, a Thomus é uma marca suíça que tem uma parceria com a Maxon, especialista em motores para bicicleta, a qual fabrica o reputado motor superleve Bikedrive Air.
O quadro é fabricado em fibra de carbono de alto módulo e no total, a bicicleta completa pesa menos de 15 kg, sendo a bicicleta elétrica de suspensão total mais leve do mundo.
O peso declarado do motor e da bateria - completamente integrados - ronda os 3.5 kg, o que ajuda a manter o peso baixo do conjunto. Quanto às tecnologias inerentes a este motor, possui um sistema de roda livre que torna mais naturais as transições entre a pedalada assistida e a não assistida.
Trata-se claramente de uma bicicleta enquadrada no conceito light eBike, com uma assistência moderada (30 Nm, com 40 Nm de torque máximo) e com uma bateria de 250 Wh que pode receber a ajuda de uma bateria externa com mais 250 Wh.
Este modelo inclui rodas de 29 polegadas e os cursos oscilam entre os 120 e os 150 mm à frente e os 120 e os 130 mm atrás. Está disponível em três medidas - XS/S, M/L e L/XL - e o peso declarado é de 14,8 kg. Destina-se a Trail e XC e é a bicicleta que Mathias Fluckiger (atleta da equipa Thomus que corre na Taça do Mundo) usa em muitos dos seus treinos. "Atualmente faço treinos muito longos e a Lightrider E Ultimate ajuda-me a melhorar, incluive permite-me focar mais em secções mais técnicas".
Fonte: mountainbikes.pt
Qual é a tua reacção?