[Notícias] A nova SCOTT Voltage eRIDE 900 Tuned 2024

Com a nova Voltage eRIDE 900 Tuned, a SCOTT acaba de tirar um enorme coelho da cartola, lançando uma nova eMTB leve com motor TQ-HPR50.

[Notícias] A nova SCOTT Voltage eRIDE 900 Tuned 2024

O nome Voltage tem sido parte integrante do portefólio da SCOTT durante muitos anos. No entanto, a maioria de nós associa o nome a uma bicicleta de freeride robusta com tubos de liga maciça e costuras de solda volumosas. No entanto, nada fica parado para sempre e a SCOTT decidiu acompanhar os tempos e deu à sua bicicleta de trail analógica Genius uma irmã eléctrica: a Voltage eRIDE. Com rodas de 29" e 160/155 mm de curso (f/r), a nova bicicleta está posicionada mesmo por cima da Lumen, a sua leve eMTB que causou sensação no ano passado com o seu elevado nível de integração. A equipa de design da SCOTT continuou com a sua missão de esconder o maior número possível de componentes dentro do quadro, o que se está a tornar uma espécie de marca registada da marca suíça. Com uma balança de 18,9 kg no tamanho L, uma coisa que não precisa de esconder é o seu peso. Isto deve-se, em parte, ao sistema de motor leve TQ-HPR50 e à bateria de 360 Wh, que proporcionaram um desempenho impressionante no nosso teste de comparação de motores com uma sensação de condução muito natural - mas falaremos mais sobre isto mais tarde. Dito isto, a diversão não é barata, com a SCOTT a cobrar uma soma de 5 dígitos pelo modelo principal. Já tivemos a oportunidade de testar a nova variante SCOTT Voltage eRIDE 900 Tuned.

A nova SCOTT Voltage 2024 eRIDE 900 Tuned em detalhe

A nova SCOTT Voltage eRIDE 900 Tuned 2024 parece ter sido feita a partir de um único molde. À primeira vista, vai perguntar-se para onde foi o amortecedor, porque a equipa de design da SCOTT fê-lo desaparecer dentro do quadro. Controlando 155 mm de curso de suspensão, ele fica verticalmente dentro do tubo do selim, bem em frente ao motor TQ. Tentar colocar um amortecedor piggyback convencional num espaço tão pequeno levaria a alguns desafios (e seria impossível de ajustar), por isso a SCOTT trabalhou em estreita colaboração com a FOX para desenvolver o amortecedor FLOAT X Nude, com o objetivo de proporcionar o mesmo excelente desempenho numa embalagem mais compacta. Para se adequar ao design integrado, o amortecedor foi redesenhado de forma a que a válvula de ar e os botões de ajuste sejam facilmente acessíveis através da porta de serviço no suporte inferior. A extensão da válvula de ar exigida na Lumen já não é necessária. Além disso, um prático indicador SAG na ligação do amortecedor facilita a verificação da sua configuração, o que significa que não precisa de outra pessoa para o ajudar a ajustar o amortecedor. A porta de serviço pode ser aberta facilmente e sem ferramentas, utilizando um fecho de torção, e também funciona como uma grande placa antiderrapante que protege o motor de impactos desagradáveis e pedras soltas.

Não seria uma SCOTT sem algumas alavancas extra no guiador, e a Voltage eRIDE 900 Tuned não é diferente, com o seu controlo remoto TracLoc proprietário a disputar espaço no cockpit. Isto permite-lhe alternar o amortecedor entre três modos pré-configurados: Subida, Controlo de rampa e Aberto. No modo Climb, o circuito de compressão do amortecedor está fechado, bloqueando o amortecedor para evitar que este absorva qualquer impulso da pedalada. O modo Ramp Control fecha uma das câmaras de ar do amortecedor, tornando-o mais progressivo - essencialmente, é como adicionar um espaçador de volume com o toque de uma alavanca. O modo Open destina-se às descidas e corresponde à definição de abertura normal do amortecedor, tal como está familiarizado com outros amortecedores. No início, demora algum tempo a habituarmo-nos a utilizar o comando TracLoc: é fácil carregar na alavanca errada e nem sempre é claro em que modo estamos enquanto pedalamos. Além disso, os cabos adicionais no cockpit prejudicam o aspeto limpo.

Os cabos são encaminhados internamente e desaparecem no quadro através da caixa de direção. Uma guia de plástico transporta-os através da área do suporte inferior, evitando que rocem no amortecedor em movimento e fiquem danificados. A guia também funciona como um grampo, garantindo uma condução silenciosa no trilho. O único inconveniente é que tanto a guia de plástico como o amortecedor têm de ser removidos para aceder aos cabos. Um assento de tamanho generoso e um protetor de escora evitam o choque da corrente e lascas de tinta. Se te entusiasmares demasiado nos trilhos e rebentares um pneu, podes utilizar o kit de reparação tubeless escondido nas extremidades do guiador para voltares ao caminho certo. Por outro lado, a SCOTT Voltage eRIDE não tem um suporte para ferramentas no quadro.

O sistema de motor TQ-HPR50 da SCOTT Voltage eRIDE 900 Tuned 2024

Tal como a sua irmã mais nova, a Lumen, a nova SCOTT Voltage eRIDE apoia-se num motor TQ-HPR50, que fornece 50 Nm de binário e 300 watts de potência máxima. O design compacto do sistema de acionamento permite uma integração quase sem costuras, e torna possível a inclusão do amortecedor no quadro. O acionamento TQ-HPR50 obtém a sua energia de uma bateria de 360 Wh permanentemente integrada, que pode ser complementada com um extensor de autonomia opcional de 160 Wh. O quadro possui um ponto de montagem específico para o extensor, o que significa que não tem de deixar para trás a sua garrafa de água em viagens longas. O extensor de autonomia liga-se ao suporte através de uma placa especial, que também é compatível com os porta-garrafas convencionais, o que significa que pode transportar duas garrafas de água quando anda sem o extensor.

A bateria pode ser carregada através de uma porta de carregamento externa, posicionada na transição do tubo do selim para o tubo inferior, onde é rápida e fácil de alcançar. Isto foi desenvolvido especificamente pela TQ para caber no tubo inferior da SCOTT Voltage eRIDE. Se estiveres a utilizar um extensor de autonomia, não tens de o desligar para carregar a bateria principal - podes simplesmente ligar o cabo diretamente ao extensor de autonomia. Se o fizer, o carregador encherá primeiro a bateria interna principal e depois o extensor. O ecrã TQ no tubo superior mostra o estado de carga da bateria, juntamente com informações essenciais sobre a condução. Os três modos de condução podem ser seleccionados através do botão no visor ou do comando no guiador, que proporciona um bom feedback tátil e é intuitivo.

As especificações da SCOTT Voltage eRIDE 900 Tuned 2024

A variante 900 Tuned da SCOTT Voltage eRIDE, que se situa logo abaixo do modelo SL e é a que faz menos concessões em termos de desempenho em descidas. A prova disso é a forqueta FOX 36 Factory, com o seu revestimento Kashima e o amortecedor GRIP2, que oferece inúmeras opções de ajuste e proporciona um desempenho tremendo nos trilhos. A forqueta é acompanhada por um amortecedor FOX FLOAT X Nude, que oferece o mesmo excelente desempenho e inúmeras opções de ajuste que o modelo FLOAT X convencional, numa embalagem mais compacta.

As mudanças são asseguradas por um desviador traseiro eletrónico SRAM GX Transmission, que dispensa o suporte do pedivela e é fixado diretamente ao quadro, garantindo uma ligação robusta. Se detesta carregar baterias, ficará satisfeito por saber que o desviador traseiro vai buscar a sua energia diretamente à bateria principal da bicicleta. O sistema de transmissão está associado a uma antiga alavanca de velocidades SRAM AXS, em vez dos novos pods AXS. A manete de mudanças está ligada às manetes de travão com um grampo Matchmaker, que garante uma maior variedade de opções de ajuste para uma melhor ergonomia do cockpit. O desviador traseiro é acoplado a uma cassete GX e a uma corrente correspondente, enquanto a e*thirteen fornece os cranks de carbono Race de 175 mm (tamanho L).

Os travões SRAM CODE Silver Stealth de quatro pistões com grandes rotores de 200 mm à frente e atrás garantem uma desaceleração fiável e poderosa, mesmo em descidas longas e íngremes. A Syncros, marca própria de componentes da SCOTT, fornece o espigão conta-gotas, que oferece 210 mm de curso no tamanho de quadro L, mas não pode ser totalmente inserido no quadro, bem como o cockpit de carbono Hixon iC de 780 mm de uma só peça. Embora este último garanta um visual super limpo e se adapte perfeitamente à linguagem de design da Voltage eRIDE, não permite uma afinação fina, exceto no que diz respeito à altura da pilha, que pode ser ajustada com espaçadores.

A variante 900 Tuned vem equipada de série com válvulas TyreWiz, que permitem verificar a pressão dos pneus diretamente a partir da aplicação AXS da SRAM. Esta é uma caraterística muito prática, especialmente em combinação com o caro conjunto de rodas de carbono Syncros Revelstoke. Este é combinado com um pneu MAXXIS ASSEGAI à frente e DISSECTOR atrás, ambos na fina carcaça EXO+. Embora esta seja uma opção razoável para ciclistas ligeiros em trilhos fluidos, recomendamos que faças um upgrade para pneus mais robustos com uma carcaça mais resistente se fores pesado e gostares de fazer barulho. Já agora, deve substituir o composto de borracha MaxxTerra pela borracha mais macia MaxxGrip para obter mais tração, pelo menos na parte dianteira.

SCOTT Voltage eRIDE 900 Tuned

€ 9,999

ESPECIFICAÇÕES


Motor TQ HPR 50 50 Nm
Bateria TQ HPR Bateria V01 360 Wh
Ecrã TQ 0-LED
Forquilha FOX 36 Factory GRIP2 160 mm
Amortecedor traseiro FOX Float X Nude 155 mm
Espigão de selim Syncros Duncan 210 mm
Travões SRAM CODE Silver Stealth 200/200 mm
Transmissão SRAM GX AXS Eagle 1x12
Haste Syncros Hixon iC Carbon 50 mm
Guiador Syncros Hixon iC Carbon 780 mm
Rodas Syncros Revelstoke 1.0 29"
Pneus MAXXIS ASSEGAI EXO+ MaxxTerra/Dissector EXO+ MaxxTerra 2.6"


DADOS TÉCNICOS


Tamanho S M L XL
Peso 18,9 kg
Aprovação para reboque não
Montagem do suporte para o pedal não

Para mais informações visita a scott-sports.com.

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