Pneus Pirelli Scorpion e-MTB. A primeira coleção para e-bikes
A Pirelli lançou hoje a sua nova gama Scorpion e-MTB especificamente concebida para bicicletas elétricas, com três perfis de utilizador.
A Pirelli continua a desenvolver a sua gama de pneus para bicicletas e hoje apresentou a sua nova gama de pneus específicos para bicicletas elétricas: a Scorpion e-MTB, a qual é composta por três perfis de utilizador, para diferentes terrenos e usos.
Mas antes convém conhecer as bases tecnológicas destes novos pneus. O seu objetivo é a durabilidade, aguentar a maior exigência do e-MTB, e também ser agressivos, uma exigência habitual no utilizador habitual de bicicletas elétricas. Este tipo de bicicletas requer pneus que respondam melhor às tensões de condução, tanto em descida como em subida. Além disso, convém que não sejam muito pesados.
Para tal, a marca desenhou uma gama centrada no trail e no enduro, utilizando os conceitos introduzidos na gama Scorpion de BTT (XC, Trail e Enduro), onde a variedade dos terrenos e a sua consistência, desde o piso compacto ao mais suave, é um fator decisivo ao escolher o design da banda de rolamento.
SMARTGRIP
O composto SmartGRIP , a base dos novos pneus, é uma reformulação do composto utilizado pela marca na sua gama Scorpion MTB. Também foi desenvolvido e produzido no departamento de competição da Pirelli, onde são desenvolvidos os pneus de Fórmula 1.
A grande novidade desta nova fórmula é a junção de lignina ao composto base. A lignina é um produto químico natural que é um componente residual do processo de produção de papel. Trata-se de um aditivo de baixo impacto ambiental que melhora as propriedades do pneu para permitir suportar melhor as cargas numa condução mais rápida e com um torque mais elevado, que é típico numa ebike de BTT.
Estas melhorias não significam que as características do composto SmartGRIP original estejam em causa. A aderência química mantém-se, para um rolamento eficaz, bem como a aderência em terrenos irregulares.
HYPERWALL: MAIS PROTEÇÃO E ESTABILIDADE
O talão e os flancos dos novos pneus Scorpion E-MTB foram reforçados com a tecnologia HyperWALL, uma tecnologia derivada do segmento motorizado da Pirelli. O talão foi redesenhado, tal como o flanco, aumentando a estabilidade e a resistência ao achatamento dos flancos.
Deste modo, o composto desenvolvido na banda de rolamento, que visa a aderência, é apoiado na estabilidade e integridade do talão e do flanco. Além disso, o design HyperWALL consolida o talão e a inserção de borracha anti-furo dos flancos, graças a uma camada textil. Esta construção particular, faz com que o talão e o interior do flanco funcionem como uma só peça, melhorando a estabilidade do talão e a resistência aos furos.
GAMA PIRELLI SCORPION MTB
M (Mixed Terrain): para Trail e All Mountain, cómodo em terrenos mistos, onde as mudanças de direção podem ser imprevisíveis ou repentinas, do hard-pack à terra solta, passando pelas típicas raízes. Com uma boa aderência, mas sem sacrificar o rolamento.
R (Rear Specific): proporciona mais tração na roda traseira. Idealmente deve ser usado com o M e o seu terreno predileto são as situações de aceleração e travagem, onde se mostra estável e com boa aderência.
S (Soft Terrain): é a escolha mais adequada para Enduro. O seu habitat ideal são os terrenos macios e que cedem um pouco. Os seus tacos agressivos e muito espaçados garantem uma elevada aderência nas curvas e na travagem, o que é ideal para uma condução agressiva também nos bike parks.
O peso dos novos pneus vai dos 1.200g no caso da medida 27,5 x 2.6 aos 1.330g da versão 29 x 2.6.
A gama estará à venda a partir de amanhã em 29" e em 27,5" por 69,90€.
Poderás saber mais em https://velo.pirelli.com
Fonte: mountainbikes.pt
Qual é a tua reacção?