Mondraker NEAT: a primeira e-MTB leve da Mondraker
A Mondraker junta-se às marcas que consideram as e-MTB leves um novo nicho de mercado que tem cada vez mais relevância, e para tal estreia a Neat, uma bicicleta que inclui alguns dos conceitos mais inovadores da marca, bem como novas tecnologias.
Estivemos nos Pireneus a conhecer uma das maiores novidades da Mondraker nos últimos tempos. A sua gama de bicicletas elétricas "full power" tem tido uma boa aceitação no mercado, sobretudo as diferentes versões da Crafty, e após o lançamento da sua primeira bicicleta elétrica de gravel, a Dusty, chegou o momento de conhecer a primeira e-MTB leve de uma das marcas que mais sucesso tem tido no segmento elétrico.
150/160 mm de curso, motor TQ, bateria interna de 360 Wh e possibilidade de usar um Range Extender de 160 Wh
A Neat é o melhor reflexo do ADN da Mondraker. O quadro Stealth Air Full Carbon inclui a característica janela da marca junto à direção, com o quadro a adotar um formato mais angular, com um estilo mais leve. O quadro pesa 2.3kg com todos os elementos incluídos (parafusos, plásticos, etc...) e a RR SL pesa 17,9kg no total.
Nós tivemos a oportunidade de testar o modelo intermédio da gama, o RR, que pesa oficialmente 18,3 kg, mas na nossa balança o valor foi ainda menor: 17,92 kg! Ou seja, mais de 300g de diferença! Por isso é provável que a SL pese 17,7 kg, um valor fantástico para uma bicicleta deste tipo, já preparada com selante e pronta a rolar.
A Neat inclui características da Foxy Carbon e da Crafty Carbon. Inclui, como seria de esperar, o melhorado sistema de amortecimento Zero e que nas bicicletas Summum da equipa MS-Mondraker foi camuflado nas provas oficiais.
A Mondraker redesenhou este sistema ZERO Suspension System, desenvolvendo uma cinemática específica que vemos pela primeira vez nesta Neat, mas que certamente veremos noutros modelos da marca.
Como inclui um pequeno motor TQ, permitindo baixar elementos como o amortecedor e os links o mais possível para a zona da caixa do pedaleiro, as capacidades dinâmicas foram melhoradas.
Através da nova tecnologia Zero Suspension, a Neat tem uma sensibilidade inicial maior perante pequenos impactos e aqui entra e jogo o "compromisso Zero" por parte da equipa de desenvolvimento da marca, montando na RR SL um amortecedor FOX Float X Factory EVOL e pneus fiáveis (Maxxis Minion DHF e DHR com carcaça EXO+ específicos para e-MTB). O resultado é uma e-MTB leve de Trail com 160 mm de curso à frente e 150 m atrás, na qual o equilíbrio é a sua virtude, acima de tudo.
A Neat reune numa só bicicleta o melhor da Foxy e da Crafty. Para os fãs das medidas, esta bicicleta tem escoras ligeiramente mais compridas do que a Foxy (5 mm), mas são 5 mm mais curtas do que na Crafty. Em termos dinâmicos, a Neat move-se quase tão bem como uma bicicleta não elétrica, inclusive em curvas fechadas e em secções que exigem muita travagem, graças aos seus 4 pistões, mas também ao seu peso contido.
Como tem 160 mm à frente e 150 mm atrás, a Mondraker conseguiu criar um sistema de amortecimento traseiro mais compacto, articulado com base em eixos de 15 mm que rolam suavemente graças aos rolamentos MAX. Os três modelos partilham o mesmo quadro em fibra de carbono e geometria, variando as especificações. As suspensões são Fox em todos os modelos (36 na parte dianteira e amortecedor Float X Evol Performance na R, e Factory na RR e RR SL).
O quadro pesa 2.300 g e estreia um novo design no sistema de amortecimento Zero
Tivemos a oportiunidade de testar a Neat em Biescas (Huesca, Espanha), onde o staff da Mondraker nos deu a conhecer trilhos espetaculares para podermos experimentar esta bicicleta. Quanto à autonomia, depende muito do peso do rider, tipo de utilização, nível de assistência, etc, mas a Mondraker conseguiu resumir muito bem as capacidades desta biciccleta após os testes que realizou: "Uma pessoa que pesa 75 kg pode fazer uma volta de 3 ou 4 horas com cerca de 1.000 metros de desnível positivo e com a utilização dos modos ECO e MID durante 40 ou 50 km". Com o range extender (vendido em separado), a autonomia aumenta 50% (tem 160 Wh adicionais). Esta bateria extra pode ser montada num suporte de porta-bidon FidLock. Além disso, a Neat tem parafusos para um porta-bidon debaixo do tubo horizontal, tal como outros modelos da marca.
A Neat é bastante parecida a uma bicicleta não elétrica e é preciso olhar com bastante atenção para perceber que se trata de facto de uma elétrica. A bateria de 360 WH pesa 1.835g e pode ser retirada pela parte inferior do tubo diagonal, soltando uns parafusos e retirando a tampa de plástico protetora. Como curiosidade, a Neat pode ser usada unicamente com o range extender, e nesse caso o peso ficaría em 16,85 kg aproximadamente.
Estes são alguns pontos chave na geometria da NEAT:
- O ângulo de direção é de 64.5º. Tão lançada como a Foxy Carbon na posição LOW.
- O ângulo de selim efetivo é de 76.5º. 1º mais vertical do que na Foxy Carbon.
- O comprimento das escoras é de 450mm. 5mm mais curtas do que na Crafty Carbon (limitada pelo sistema Bosch) e 5mm mais compridas do que na Foxy Carbon.
- A altura do pedaleiro é de 348mm. Um valor acertado numa ebike que possui cranques mais curtos (165 mm nos tamanhos S e M e 170 mm no tamanho L e XL), mas ao mesmo tempo pedalamos mais consistentemente do que numa bicicleta não elétrica.
- Reach de 450/470/495/515mm (tamanhos S/M/L e XL). Medidas de reach a meio caminho entre a Foxy Carbon e a Crafty Carbon.
O motor TQ de origem alemã é muito silencioso, compacto e muito leve. Pesa menos de 2 kg (1,85 kg reais), tem 50 Nm de torque e uma potência máxima de 300 watts. A bateria de 360 Wh pesa quase tanto como o motor (1.835g) e esta bicicleta inclui um pequeno comando remoto conetado por Bluetooth, bem como um display de 2 polegadas a preto e branco. Todo o conjunto pesa cerca de 3,9 kg.
O TQ HPR 50 encaixa perfeitamente no conceito da Neat e a aplicação TQ eBike permite ajustar vários parâmetros:
Potência Máxima: Regulável entre 30 e 300 watts, a quantidade máxima de potência fornecida pelo motor.
Assistência: A percentagem de assistência do motor pode ser regulada entre 25 e 200% nos seus três modos de assistência, Eco, Mid e High.
Pedal Response: Permite regular a quantidade de assistência que o motor oferece quando começamos a pedalar, oferecendo maior ou menor apoio.
No terreno confirmámos o carácter desta bicicleta e nem mesmo o reduzido tamanho do motor prejudicou o seu comportamento, demonstrando uma elevada dinâmica e uma performance surpreendente.
Um pormenor que nos chamou a atenção foi ver na parte esquerda do link principal do amortecedor fixações para o que poderá ser a nova geração do sistema MIND da Mondraker, que poderá surgir ainda este ano ou em 2024.
Tal como noutros modelos da marca, na Neat os cabos entram no quadro através da direção Acros, e são montados de origem componentes da marca da casa, a ONOFF, como por exemplo o guiador e o avanço Krypton, de carbono e alumíno, bem como os punhos.
Os três modelos, R, RR e RR SL têm o mesmo tipo de fibra de carbono no quadro, mas os componentes variam. As suspensões são FOX e as transmissões são SRAM, tal como os travões (os dois modelos de alta gama trazem transmissões eletrónicas AXS e a R possui uma versão mecânica de cabo).
Em breve poderás encontrar estes modelos na rede de lojas e poderás obter mais informações em mondraker.com.
Fonte: mountainbikes.es
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