[Notícias] As novas eBikes Merida eOne-Forty e eOne-Sixty partilham o aspeto e a suspensão com as suas irmãs sem assistência.

Três novos modelos de bicicletas eléctricas que abrangem as gamas de percurso e de materiais do quadro.

[Notícias] As novas eBikes Merida eOne-Forty e eOne-Sixty partilham o aspeto e a suspensão com as suas irmãs sem assistência.

A Merida redesenhou a sua gama de três bicicletas eMTB, partilhando agora a sua aparência e design de suspensão com as premiadas bicicletas de enduro e trail da marca, a One-Sixty e a One-Forty.

O novo design da eOne-Sixty CF, eOne-Sixty Lite e eOne-Forty Lite utiliza um amortecedor traseiro montado horizontalmente e, nos modelos One-Sixty, um sistema de suspensão flex-stay.

O modelo CF em fibra de carbono tem uma bateria interna fixa de 600Wh, enquanto os modelos Lite em liga leve têm uma unidade muito maior de 750Wh que pode ser removida. Todos os modelos são alimentados pelo motor de bicicleta eléctrica EP-801 de 85Nm e 600W da Shimano.

Os valores de curso são os mesmos nos dois modelos eOne-Sixty (174 mm atrás com roda traseira de 27,5 pol.). Embora a eOne-Forty partilhe as suas linhas gerais com a sua irmã maior, abandona o design da suspensão flex-stay em favor de um pivô de seatstay que proporciona 143 mm de curso.

Os preços começam em €5,150 para a eOne-Forty Lite 400 mais acessível e sobem para €12,600 para a eOne-Sixty CR 10K mais sofisticada.

Cinco coisas que precisas de saber sobre os novos eOne-Sixty e eOne-Forty da Merida

  • Todos os modelos da eOne-Sixty e eOne-Forty são compatíveis com rodas mistas (29" à frente, 27.5" atrás) e rodas de 29
  • O curso começa em 143 mm para a eOne-Forty com rodas de 29 polegadas e sobe para 174 mm para a eOne-Sixty com rodas mistas
  • Todos os modelos utilizam o sistema Agilometer da Merida, onde os valores de alcance aumentam mas a altura de apoio permanece relativamente inalterada (e baixa) em toda a gama de cinco tamanhos
  • As capacidades da bateria começam nos 600Wh e aumentam até aos 750Wh. Todos os modelos são compatíveis com um extensor de autonomia de 360Wh
  • O espigão conta-gotas da marca Merida - que está instalado em todos os modelos eOne-Sixty - tem uma função de ajuste de curso de 30-230 mm.

Uma estrutura totalmente nova para os modelos eOne-Sixty CF e Lite, e eOne-Forty

O amortecedor montado horizontalmente na nova bicicleta imita o design da One-Sixty e da One-Forty da Merida, afastando-se do posicionamento vertical do amortecedor do modelo de bicicleta de montanha eléctrica anterior.

O modelo em fibra de carbono possui um tubo inferior totalmente fechado - e uma bateria não amovível - enquanto as baterias das versões em liga leve são amovíveis através do recorte do tubo inferior em forma de U.

Todos os modelos têm cabos encaminhados internamente através de portas na caixa de direção, denominadas Wire Port.

Os tubos lisos externos do quadro de carbono têm grelhas de exaustão de calor para expelir o excesso de calor no compartimento da bateria, mas o quadro de liga leve não tem esta caraterística.

O suporte de desviador universal da SRAM está presente em toda a gama, assim como os múltiplos pontos de montagem no tubo inferior para garrafas, acessórios e um extensor de alcance. Sob a parte frontal do tubo superior encontra-se um suporte adicional para acessórios.

Existe uma grande quantidade de protecções para a parte inferior e para a corrente, bem como um guarda-lamas integrado no pivô principal. Na ponte do espigão do selim, há saliências de montagem para um guarda-lamas traseiro adicional e mais longo.

Na traseira, há espaço para pneus até 2,6 polegadas, com a Merida a utilizar o Boost 148 standard e um suporte de travão de coluna de 200 mm.

A cinemática da suspensão de tamanho específico personaliza a condução

No coração dos novos modelos eOne-Forty e eOne-Sixty está a plataforma de suspensão cinemática FAST da Merida.

Este é um layout de pivô único acionado por link, onde os modelos de maior curso renunciam a um pivô de estribo de selim em favor de um estribo flexível, apelidado de P-FLEX. A bicicleta One-Forty de curso mais curto tem um pivô de escora, mas continua a ser um design de pivô único, em vez de uma bicicleta de quatro barras ou Horst-link.

A Merida afirma que a sua cinemática foi ajustada às bicicletas eléctricas e ao tamanho do ciclista, o que corresponde ao tamanho do quadro. Os tamanhos maiores têm maior progressão, o que deve ajustar a sensação da suspensão ao tamanho do ciclista.

Há um flip chip no balancim utilizado para compensar a geometria quando se alterna entre rodas traseiras de 29" e 27,5", mas as suas diferentes definições também alteram o curso traseiro.

Colocada na posição de 29 polegadas, a eOne-Sixty tem 160 mm de curso, mas se mudar para a posição de 27,5 polegadas, o curso sobe para 174 mm. A eOne-Forty tem 142 mm na configuração de 29 polegadas e 156 mm na configuração de 27,5 polegadas.

Finalmente, os suportes do amortecedor posicionam o seu piggyback horizontalmente em vez de verticalmente. A Merida afirma ter utilizado este design por questões de espaço.

Estilo e geometria orientada para a velocidade

O conceito de geometria Agilometer da Merida centra-se no aumento do comprimento da bicicleta, mantendo a altura de apoio tão baixa quanto possível à medida que os tamanhos aumentam.

A gama de cinco tamanhos vai do extra-curto ao extra-longo, passando pelo curto, médio e longo.

Por exemplo, a Merida recomenda que um ciclista de 175 cm de altura deve usar uma bicicleta curta para uma sensação mais ágil, uma bicicleta de tamanho médio para uma sensação equilibrada e uma bicicleta longa para uma sensação estável.

Um espigão de selim longo e profundo e o conta-gotas ajustável de 30-230 mm da marca contribuem para esta versatilidade, uma vez que o espigão pode ser encaixado no tubo do quadro.

Em comparação com a One-Sixty, o alcance da versão ebike é ligeiramente mais curto e os ângulos de cabeça mais inclinados para qualquer tamanho comparativo, justificado pelo peso extra da bicicleta que aumenta a estabilidade, negando a necessidade de uma geometria mais longa.

Para mais informações visita a merida.com.

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