[Notícias] A Focus VAM2 SL é a nova bicicleta de eMTB leve
A eficiência alia-se à capacidade com 125 mm de curso e um motor Fazua Ride 60.
Graças aos avanços na tecnologia dos motores, as e-MTBs estão a tornar-se mais leves e tão ágeis como as normais bicicletas de montanha a pedal. E com a nova VAM2 SL, foi exatamente isso que a Focus tentou criar.
Construída em torno de um quadro de carbono, a Focus prestou muita atenção ao triângulo traseiro da VAM2 SL para conceber uma extremidade traseira de carbono que equilibra o que a marca considera ser o comportamento de flexão ideal para uma e-MTB, mantendo-a o mais leve possível. Isto significou analisar uma série de layouts de suspensão para finalmente decidir construir a bicicleta com uma suspensão flexível, tornando a VAM2 SL uma das primeiras bicicletas de montanha eléctricas a ter um layout de suspensão deste tipo.
Ao escolher o design do pivô flexível, a Focus diz que foi capaz de reduzir a quantidade de material do quadro e fixações, criando um quadro que pesa 2.172 gramas na sua versão MAX Carbon 9 Series, enquanto o modelo ligeiramente mais económico, o 8, pesa 2.545g no tamanho médio do quadro. É claro que, como o quadro utiliza menos rolamentos devido à suspensão flexível, a VAM2 SL requer menos manutenção.
Também para manter o peso da bicicleta o mais baixo possível, existe uma bateria totalmente integrada e o tubo da cabeça tem uma cobertura integrada para dar à bicicleta um aspeto elegante. Como é habitual na Focus, o sistema C.I.S (cockpit integration solution) está presente e faz passar os cabos internamente, entrando mesmo por baixo do avanço da bicicleta. Depois, os modelos VAM2SL 9.0 e 9.9 têm um novo cockpit Focus One Piece SL totalmente em carbono.
Embora a redução de peso fosse uma prioridade para a Focus, a marca não quis sacrificar a sua capacidade de cumprir e exceder os padrões da indústria e a Focus conseguiu que a VAM2 SL cumprisse a classificação 4 para bicicletas. E, em vez de utilizar vários quadros para cada teste, a Focus utilizou o mesmo em todos os testes, adicionando pesos superiores aos exigidos pela norma EN ISO 4210, para que o cliente possa ter a certeza de que o quadro foi construído para durar.
No que diz respeito às características do quadro, a VAM2 SL foi dotada de um extenso equipamento de proteção, como uma almofada no tubo inferior e muita proteção da escora. Há também um guarda-lamas no topo da escora para evitar que a sujidade entre a escora e o suporte inferior. A Focus quer que a bicicleta esteja bem protegida quando se anda muito, e isso é evidente na inclusão de um conjunto de autocolantes na caixa. Estes autocolantes proporcionam uma proteção adicional ao chainstay, ao seat stay, ao seat tube e ao down tube.
Quanto ao curso da suspensão, esta bicicleta tem 125 mm na parte traseira e 130 mm na frente, no entanto, a Focus diz que se quiser ficar mais turbulento, esta bicicleta pode acomodar um garfo de 140 mm. Isso afrouxa a geometria em meio grau, tornando-a mais capaz.
Passando para a geometria, a VAM2 SL situa-se corretamente na sua categoria de trail com um ângulo de cabeça de 65,5 graus, um chainstay de 440 mm e um ângulo de tubo de cabeça de 75,5 graus. Um quadro grande tem um alcance de 475 mm e uma distância entre eixos de 1230 mm. Uma caraterística interessante é o facto de o ângulo da cabeça ser ajustável, oferecendo a opção de o inclinar um grau completo.
O binário de 60 Nm da VAM2 SL é fornecido pelo sistema de tração Ride 60 da Fazua, que debita uma potência máxima de 450 W. A bicicleta está equipada com uma bateria de 430Wh que pode ser aumentada em 210Wh com um extensor de autonomia adicional.
Existem quatro modelos disponíveis, todos eles equipados com suspensão Fox e transmissões Shimano, para além da bicicleta SL 8.7 de nível básico que beneficia da suspensão RockShox.
Os preços começam em €5.099 e vão até €9.699 e cada bicicleta está disponível em quatro tamanhos, do S ao XL.
Para mais informações visita a focus-bikes.com.
Qual é a tua reacção?